Professores do Município de Santa Fé do Sul receberão Piso Nacional do Magistério

O Sindicato dos Servidores Municipais de Jales e Região alcançou mais uma importante conquista para os professores do Município de Santa Fé do Sul. A partir de agosto próximo, os profissionais receberão salário aproximado ao Piso Nacional do Magistério. “Ficou acordado que a partir de agosto o município irá implantar um salário próximo do piso, faltando apenas 91 centavos por hora/aula que serão complementados a partir de janeiro do ano que vem”, informou o presidente do Sindicato, José Luis Francisco. “Se houver algum reajuste neste período, esse reajuste será incorporado em janeiro”, completou.

O acordo foi concretizado durante uma reunião na noite desta quinta-feia, 9 de março, na qual participaram a diretoria do Sindicato, a Assessoria Jurídica da entidade, o prefeito Evandro Mura, o vice-prefeito Capitão Benitez, a primeira e segunda damas (Elaine e Fernanda, respectivamente), que são professoras, a secretária de Educação, Marilza Marques, e a vereadora Paula Topan, representando a Câmara Municipal, além de uma comissão de professores. Os detalhes foram elaborados durante várias reuniões realizadas entre o fim do ano passado e este ano.

José Luis enalteceu a capacidade de diálogo da administração Mura-Benitez que sempre esteve aberta às reivindicações dos servidores, através do Sindicato. E agradeceu o Poder Legislativo santafessulense, que sempre manifestou apoio incondicional aos servidores.

O presidente explicou que os ganhos para o magistério são muito grandes, por vários motivos. “Até agora, os professores ganhavam uma gratificação que elevava os vencimentos, mas não era incorporada ao salário e, portanto, não existia para fins de aposentadoria, evolução funcional e outros benefícios. Com a incorporação, eles terão todos os reflexos. É mais uma importante conquista do Sindicato”.

José Luis Francisco ressaltou que o STF (Supremo Tribunal Federal) ainda não decidiu sobre a incorporação do Piso Nacional do Magistério na carreira funcional dos professores para fins de benefícios previdenciários e funcionais. “É isso que estes servidores recebrerão, antes mesmo da decisão do STF”, comemorou.

REQUERIMENTO

Nos dias 12 e 26 de setembro do ano passado, o presidente José Luis Francisco esteve reunido com o prefeito Evandro Mura, no gabinete dele para dar continuidade às tratativas com vistas a garantir aos professores daquele município o piso salarial nacional do magistério.

Naquela ocasião, o prefeito tinha assegurado o reajuste, porém ainda não havia concluído os estudos sobre o impacto orçamentário.

Na mesma data, o Sindicato protocolou o Requerimento 2998/2022, pedindo providências para adoção do piso pelo Município de Santa Fé do Sul o mais rápido possível.