Sindicato propõe Cesta Básica de R$ 160,00 e reposição da inflação para servidores de Dirce Reis

Em segunda assembléia realizada na última terça-feira, 26, os servidores públicos municipais de Dirce Reis decidiram pedir ao Município um aumento de R$ 70,00 na Cesta Básica de alimentos, que atualmente está em apenas R$ 90,00. Além disso, reforçam a necessidade de reposição inflacionária integral dos últimos 12 meses. Segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística) o percentual ficou em 2,86%, entre janeiro de 2017 e janeiro deste ano. O índice é considerado a inflação oficial do Brasil.

Reunião do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jales e Região em Dirce Reis
Observado pela advogada Mércia Garcia, o presidente José Luis explica as bases da negociação aos servidores

“Atualmente, os servidores recebem R$ 90,00 e os nossos cálculos mostram que o município tem plenas condições de conceder esse valor, elevando a Cesta Básica para R$ 160,00”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Jose Luis Francisco.

Sobre a reposição salarial, o presidente afirmou que os servidores não abrem mão do índice inflacionário de 2,86%, mas ponderou que os trabalhadores aceitaram transformar o valor atrasado desde janeiro (data-base da categoria) em cesta básica.

“A data-base é em janeiro, então faríamos a tratativa de suspender o efeito retroativo e esse valor significativo que o município deixou de repassar desde janeiro até agora, seria convertido em cesta básica. Não estamos solicitando na mais que o legal. Isso é um direito liquido e certo dos servidores. Aguardamos que o senhor prefeito de Dirce Reis nos receba e atenda a nossa proposta para que possamos finalizar e dar um efeito positivo em relação a essa questão”.

A primeira assembleia foi realizada na terça-feira anterior e o Sindicato aguarda resposta do prefeito para marcar nova reunião com os servidores.