O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jales e Região realizou uma reunião preliminar com os Servidores de Nova Canaã Paulista na noite desta quarta-feira,11 de março,para definir as bases da convenção coletiva de trabalho da categoria. O município possui 180 servidores ativos,cerca de 40 inativos,porém tem 17 comissionados.
O presidente do Sindicato, José Luís Francisco, falou sobre a importância de implantação da cesta básica, (principalmente depois do fim do 14° Salário) sobre a possibilidade de rejeitar o projeto de reforma da previdência municipal e a antecipação da data-base da categoria de abril para janeiro. Também orientou os advogados do Sindicato a promoverem ações para recuperar o adicional de insalubridade que foi extinto pelo município.
Segundo relatos,o prefeito tem dito que é preciso aprovar a reforma,que inclui aumento da aliquota de contribuição (de 11% para 14%) e tributação dos benefícios, sob pena de extinção do sistema previdenciário e, consequentemente, das aposentadorias. José Luís contestou a informação, ressalvando que a reforma só é obrigatória para os municípios cuja previdência é deficitária.
O presidente colocou o Sindicato à disposição dos servidores para negociar com o prefeito e, qse necessário, promover mobilizações para garantir os direitos dos trabalhadores.
O Sindicato agendou para a próxima quarta-feira,18, às 19 horas, uma nova reunião com os servidores para discutir as bases da negociação. A reunião é aberta a todos os nove vereadores.