O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jales e Região, José Luis Francisco, voltou a se reunir na tarde desta quinta-feira, 21 de setembro, com representantes das auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) do Município de Santa Fé do Sul e com o prefeito Evandro Mura para discutir as reivindicações que foram levadas ao Executivo em maio deste ano.
Entre os pontos solicitados, estão a reorganização da jornada de trabalho das ADIs (implantação de duas horas de HTPC – Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) pagamento do adicional de insalubridade e a possibilidade de gozar as férias em janeiro.
Mura explicou que a contratação da empresa que emitirá os laudos sobre a insalubridade já está em processo licitatório. O resultado deve ficar pronto no mês que vem. A partir de então, a dotação orçamentária será incluída na LDO para que o adicional de insalubridade possa ser pago a partir de janeiro.
O prefeito argumentou que a reorganização da jornada depende de contratação de novas servidoras, mas isso não será possível se concretizar neste momento de crise e contenção de despesas imposta por decreto municipal.
O presidente do Sindicato ratificou que a questão voltará a ser discutida no ano que vem.
As servidoras também pedem que possam tirar férias anuais em janeiro. Atualmente, isso não ocorre porque todas creches ficam abertas em janeiro, mobilizando todo o efetivo de ADIs, mesmo sem frequência das crianças.
O prefeito informou que já vinha estudando essa possibilidade e que, em breve, deve adaptar a abertura das creches conforme a demanda de alunos.
Além disso, as ADIs pediram um mini-recesso em julho. A reivindicação foi prontamente atendida pelo prefeito